“A reinvenção é o caminho para superar a crise”, afirmam presidentes das OCEs em webinar

/ /

Presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, esteve presente na ocasião; assista no link ao final

A pandemia do coronavírus tem mudado muitas realidades do Brasil, porém, mesmo com novos desafios surgindo, as Organizações Cooperativas dos Estados do país tem colocado em prática planos de emergência para mudar o rumo do futuro.

E foi analisando os panoramas de cada região que se iniciou o “WebCoop – Panoramas do setor e medidas adotadas pelas OCEs“, mais um capítulo da série de webinars exclusivos promovidos pela MundoCoop que, dessa vez, contou com as presenças ilustres do Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCB/SP), Edivaldo Del Grande; o Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Tocantins (OCB/TO), Ricardo Khouri e o Superintendente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto.

Com histórico de sobrevivência e resiliência em seu DNA, o cooperativismo vem se demonstrando um movimento que se integra à sociedade e, acima de tudo, busca criar oportunidades para se sobressair às crises e se proclamar vitorioso no futuro. “Agora, com essa crise, nós temos que rever todo o planejamento que já estava pronto antes da pandemia. Nós temos que inovar mais do que nunca”, ressaltou Khouri. “O próprio movimento vai ter que se reinventar para impulsionar as cooperativas”, complementou Eduardo.

Para Del Grande, as organizações tem uma grande responsabilidade de auxiliar e incentivar as cooperativas em momentos como o qual o mundo está enfrentando agora, “nós estamos trabalhando muito para manter as cooperativas em pé e isso é primordial”, enfatizou.

Contudo, é de extrema importância que cada setor e cada líder entenda que esse potencial disruptivo, que o movimento tem para enfrentar a pandemia, tem que ser continuado no futuro, pois só assim será possível alcançar números que o cooperativismo tem capacidade para atuar. “Cabe a nós, como provocadores das cooperativas, a instigar e buscar a ferramenta básica na excelência da gestão no futuro, que é a informação”, argumentou Khouri quando mencionado sobre a necessidade de uma melhor comunicação da porteira para fora. “Nós precisamos capacitar as pessoas”, ressaltou Eduardo.

A crise adiantou, e muito, a tecnologia que está tendo que ser reaprendida diariamente por todas as cooperativas no país, porém é preciso lembrar que estamos passando por uma revolução digital e de acesso e que para conseguir lidar com os novos caminhos, a intercooperação será essencial. “O cooperativismo jamais deixará de ser uma forma de organização social e econômica para as pessoas que compõe as cooperativas, mas nós precisamos reformular o modelo todos os dias”, concluiu Del Grande.

Para saber mais sobre como foi o evento, confira webinar AQUI!