Campanha Outubro Rosa & Novembro Azul

/ /

Nos meses de outubro e novembro relembramos a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e o câncer de mama com a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste ano as cooperativas tocantinenses, em parceria com o SESCOOP/TO, estão arrecadando doações de alimentos e itens de higiene pessoal que serão entregues em novembro para uma instituição de prevenção e combate ao prevenção do câncer de Palmas.

Funcionará da seguinte forma: O interessado deverá procurar o ADC (agente de desenvolvimento cooperativista) em sua cooperativa, e realizar a entrega de 2 (dois) itens da lista abaixo e em troca, além de ajudar a fazer o bem, também ganhará uma camiseta personalizada da campanha.

Confira a lista de itens que estão sendo arrecadados:

  • Leite em pó
  • Açúcar
  • Óleo
  • Hidratante de pele
  • Desodorante
  • Shampoo
  • Condicionador

Ao todo, cinco cooperativas aderiram a campanha: COAPA (Pedro Afonso), SICOOB Credipar (Paraíso do Tocantins), UNIMED Palmas (Palmas), COOPEFA (Formoso do Araguaia) e COED (Pedro Afonso). Além de promoverem a prevenção e a conscientização sobre o câncer, esta também é uma forma de cumprirem com um dos princípios do cooperativismo – o interesse pela comunidade (7º princípio).

Palestra de Conscientização

Em Pedro Afonso, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o SICREDI realizaram no último dia 18/10 uma palestra para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo útero, doenças que matam milhares de pessoas todos os anos. Cerca de 70 mulheres fizeram doações e vestiram a camisa da campanha “Outubro Rosa” durante evento.

Na oportunidade, mulheres de diversas idades puderam tirar dúvidas sobre os cuidados e prevenção das doenças com o ginecologista e obstetra Giuliano Rezende Silva e a enfermeira Mírian Fabiana, ambos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Pedro Afonso.

O presidente da COAPA e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, parabenizou a participação das mulheres e destacou o protagonismo delas em falar dos cuidados com a saúde. “As mulheres são mais abertas a esse diálogo e isso faz com que as informações sobre a doença e seus tratamentos sejam disseminados com mais facilidade”, disse.