Congresso Brasileiro debate o cooperativismo do futuro

/ /

O cooperativismo do futuro se constrói aqui. Esse é o tema da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo – maior evento do país, destinado a debater o desenvolvimento sustentável das cooperativas brasileiras. Realizado pelo Sistema OCB, o evento se inicia hoje e vai até sexta-feira (10/05), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, reunindo mais de 1,3 mil pessoas.

Ao longo desses três dias, delegados indicados pelas cooperativas brasileiras irão debater questões ligadas à seis temas principais (Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação). Cada delegado pôde se preparar com antecedência por meio dos documentos-base, que trazem cenários e reflexões sobre cada assunto, além de sugestões de propostas, com o objetivo de ajudar a nortear os debates. O objetivo é propor as diretrizes estratégicas do setor para os próximos 10 anos. (Programação)

50 ANOS

CBC, como é mais conhecido entre os cooperativistas, também marcará a celebração dos 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que, aliás, surgiu a partir de um consenso durante o 4º CBC, em 1969. A entidade realiza, desde então, a representação nacional e a defesa dos interesses das cooperativas junto aos Três Poderes da República.

AGENDA INSTITUCIONAL

Durante a abertura do CBC, a OCB fará o lançamento de sua 13ª Agenda Institucional, com as principais demandas e propostas do cooperativismo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esta edição do documento é focada no fomento da simplificação, desburocratização e melhoria do ambiente de negócios para a atuação das cooperativas.

Em um universo de 36 proposições ao Congresso Nacional, alguns desafios são focados na agenda de reformas estruturantes do governo, ao acesso ao crédito e linhas de financiamento público para cooperativas, além de pautas positivas como a geração de internet no campo e, ainda, a permissão para que cooperativas operem no mercado de seguros.

Vale destacar que essas pautas geram desenvolvimento em todas as partes do país, sem demandar novos investimentos por parte do governo federal.

POSSE

Logo após o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, será realizada a posse da nova Diretoria da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), bancada que já conta com mais de 300 deputados federais, 36 senadores e uma lista de grandes feitos em prol das cooperativas do país. À frente da presidência está o deputado Evair de Melo (PP/ES) – que integra o grupo de defesa dos interesses das cooperativas brasileiras desde o início de seu primeiro mandato, em 2015.

TOCANTINS

O sistema cooperativista tocantinense está presente no evento com a participação da comitiva composta por Ricardo Khouri (Presidente do Sistema OCB/TO e Coapa); Maria José Andrade (Superintendente do Sistema OCB/TO); Ricardo do Val Souto (Presidente da Unimed Palmas); Gilberto Moraes (Presidente do Sicoob Credipar); Juliana Martins (Presidente da Coopersanto); Tarcízio Goiabeira (Vice Presidente da Cooperfrigu); Francisco de Assis (Conselheiro do Sicoob Credipar); Dário Melo (Coordenador de Núcleo do Sicredi União MS/TO) e Silvana Ramos (ADC da Coapa).

Além destes, estão participando também os jovens  Luana da Paixão e Neuryson Nascimento (ambos colaboradores do Sicredi União MS/TO), escolhidos pelo concurso cultural Jovens Embaixadores Coop para representar o estado durante a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo.