Cooperativistas do Tocantins participam de visita técnica no Espírito Santo

/ /

O Sistema OCB/TO promoveu, nos dias 03 e 04 de abril de 2019, o 2º módulo do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas (ADCs), que consistiu na visita ao Sistema OCB/ES e a UNIMED Vitória, no Espirito Santo, para a prospecção de boas práticas.

A programação iniciou na quarta-feira (03) com a visita ao Sistema OCB/ES, que trabalha há quase 47 anos pelo fortalecimento do cooperativismo capixaba, e possui hoje 127 cooperativas registradas. Estão entre suas principais funções a representação, defesa, incentivo, e a oferta de soluções de desenvolvimento humano e organizacional para cooperativas.

Durante a visita foi apresentado uma visão geral dos principais resultados e projetos dos últimos anos, a atuação da unidade com os Agentes de Desenvolvimento, os processos de contratação e cadastro de instrutores, as estratégias para implantação com sucesso do Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), e sua disponibilização para as cooperativas – que aconteceu em 2017.

Já na quinta-feira, no período da tarde, o grupo esteve na Unimed Vitória, onde puderam conhecer diversas práticas de gestão, governança, treinamento e desenvolvimento, e a metodologia de utilização do GDH.

Fundada em 1979, a cooperativa Unimed Vitória é referência entre as Unimed’s do país. Com 40 anos de existência, marcados pela credibilidade e pelo reconhecimento, há 26 anos consecutivos é considerada a marca de plano de saúde mais lembrada pelos capixabas, com índice geral de satisfação superior a 93%. Esse sucesso acontece graças ao ótimo serviço prestado por aproximadamente 2.357 médicos cooperados, 264 prestadores de serviços credenciados e 2.590 colaboradores, a mais de 340 mil clientes.

Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas

O Programa tem por objetivo desenvolver competências e preparar o Agente de Desenvolvimento Cooperativista (ADC) para atuar como elo entre a cooperativa e o Sistema OCB/TO, sendo ele o responsável pela execução do Plano de Trabalho Anual, contemplando: divulgação, mobilização e prestação de contas, cumprimento das normas estabelecidas, e operacionalização do Sistema GDH – disponibilizado para as cooperativas tocantinenses em janeiro deste ano.

Utilizado nacionalmente, o Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH) foi desenvolvido com a finalidade de gerir todas as atividades e eventos realizados pelas cooperativas em parceria com o Sistema OCB. De forma integrada, a ferramenta possibilita a gestão de todas as fases das atividades (desde o planejamento até a execução e prestação de contas), consulta de beneficiados, emissão de certificados e relatórios de acompanhamento, entre outros.

Participantes da Comitiva

Integraram a comitiva colaboradores do Sistema OCB/TO e representantes das cooperativas COAPA, UNIMED Palmas, UNIMED Araguaína, COOPERFRIGU, Frisia e Coopefa.

Ascom Sistema OCB/TO