Fórum cooperativista reúne profissionais de RH em Palmas

/ /

O evento abordou temas voltados para proteção de dados e novas normas trabalhistas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as novas normas trabalhistas foram temas centrais da 3ª edição do Fórum Cooperativista dos Profissionais de Recursos Humanos nesta quinta-feira, 12. Realizado pelo Sistema OCB Tocantins, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC/TO), o evento contou com a presença de cooperativas e da comunidade, com palestrantes renomados na área, o especialista em Direito Empresarial, Rodrigo Dolabela e o escritor e advogado especialista em Direito Digital, Rafael Maciel.

Sobre a LGPD, que entrará em vigor a partir de agosto de 2020, e que chega para regular o tratamento dos dados pessoais de clientes, consumidores, dentre outros, o palestrante Rafael Maciel afirma que “Algumas organizações não entendem o alcance da legislação ou acreditam que seja para um setor específico. Temos a responsabilidade de levar este conhecimento, já que a nova Lei mudará muitos hábitos e práticas, e sua inobservância poderá acarretar em penalidades e indenizações”, explica.

A Gerente de Recursos Humanos da Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados (Cooperfrigu) há 20 anos, Kathia Sirlene Pereira Sousa, comenta as contribuições do evento para os profissionais. “Este fórum vem para somar, tendo em vistas as grandes mudanças que atualmente vêm ocorrendo de ordens trabalhistas, e nós que somos da área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal das cooperativas, estamos diretamente envolvidos nessas mudanças. Não somente aqui no Tocantins, mas a nível nacional, precisamos desse respaldo e apoio que o Sistema OCB vem oferecendo para que possamos estar sempre atualizados e exercermos o nosso trabalho de uma forma mais confiante e tranquila”, conclui Kathia.

Segundo a Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a instituição tem a preocupação em atualizar constantemente os gestores das cooperativas. “É importante promover, de forma prática e objetiva, a qualificação das cooperativas tocantinenses, para que estas possam estar aptas a cumprir com suas obrigações”, comenta.

Ascom Sistema OCB/TO