Jovens cooperativistas implantam horta na APAE de Pedro Afonso

/ /

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso atende atualmente 98 pessoas, desde crianças até idosos, e fornece três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche da tarde. A maior parte dos gastos é custeada por meio da realização de eventos e doações da comunidade, já que os recursos repassados pelos governos federal e estadual são insuficientes.

Um dos parceiros é o Núcleo Jovem Cooperativista do Tocantins (NJC), que neste sábado, 29 de fevereiro, iniciou o projeto “Plantare”. A iniciativa consiste na implantação de uma horta nas dependências da entidade que não tem fins lucrativos para produzir legumes e verduras que irão complementar a alimentação dos apaeanos. O trabalho será realizado pelos integrantes do grupo e conta com a participação de agrônomos que prestarão assistência técnica.

Domingas Xavier, diretora da Escola Especial Santuário da Vida, mantida pela APAE de Pedro Afonso, afirmou que a iniciativa vai contribuir significativamente para a alimentação dos alunos. Ela também agradeceu e parabenizou os jovens cooperativistas pela parceria com a instituição. “Os jovens sempre apoiam nossas ações, a exemplo a da doação de alimentos e ajuda na realização do Boi no Rolete em 2019”, lembrou.

Além da horta, o NJC também desenvolverá o “Cinema Solidário” em prol da APAE de Pedro Afonso, onde quem participar doará alimentos não perecíveis para a entidade. As sessões ocorrerão nos meses de março e maio.

NJC

Criado em 08 de junho 2016, o Núcleo Jovem Cooperativista conta atualmente com 25 integrantes. É o primeiro grupo voltado exclusivamente para o público juvenil implantado na região Norte do Brasil. Sua coordenadora atual é a Rosana Xavier.

O NJC nasceu durante o curso de formação da 1ª turma do Programa Modular Juvenil Cooperativista, realizado em Pedro Afonso, com a meta principal de elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo, aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar.

Fonte: Ascom/NJC