Médicos do Tocantins se preparam para receber certificação internacional

/ /
Durante os dias 21 e 22 de setembro, em Palmas, o Sistema OCB/SESCOOP-TO está promovendo a capacitação de 31 médicos cooperados da UNIMED Palmas por meio do curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), ministrado pelo CTSEM (certificado pela American Heart Association).
 

Voltado para médicos e enfermeiros, o curso ACLS tem o objetivo de fornecer uma sistematização internacional no atendimento a vítimas das patologias mais prevalentes em cardiologia, como a parada cardiorrespiratória, infarto, AVC e arritmias. Estar qualificado para prestar este tipo de assistência torna-se indispensável diante de problemas crescentes na sociedade como o sedentarismo, obesidade, hipertensão e diabetes, que são alguns dos fatores que aumentam, por exemplo, o risco de infarto do miocárdio. 

Samir Schneid, instrutor do CTSEM e American Heart Association, mestre em cardiologia e professor na Universidade Federal de Pelotas, ressaltou os benefícios do treinamento para os participantes. “Esta capacitação dará subsídios para a conduzir, por exemplo, o atendimento das emergências cardiovasculares e cardiorrespiratórias em pacientes adultos. Este é o maior programa de educação médica do mundo e, por meio dele, já capacitamos mais de 25 mil profissionais por todo o Brasil, o que, indiretamente, já beneficiou milhares de pacientes” afirma Schneid.

O diretor técnico da UNIMED Palmas, Dr. Daniel Martins Hiramatsu, enfatizou a importância da parceria com o Sistema OCB/TO e a relevância do curso para a cooperativa. “A UNIMED Palmas tem a preocupação de capacitar continuamente os cooperados que atuam em nosso hospital, em especial na área do pronto socorro, com a finalidade de atender de forma qualificada a população do Tocantins. Recebemos mais de 250 pacientes por dia, e muitos em situações graves que precisam deste tipo de atenção emergencial”.

Segundo a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Andrade, a realização deste curso é um forma da instituição, que representa o cooperativismo no estado, cumprir com um dos seus papéis, que consiste no aperfeiçoamento das cooperativas por meio do desenvolvimento humano e organizacional.

O treinamento, que possui certificação internacional, têm uma carga horária de 20 horas e, além da teoria, prevê aulas práticas e provas para avaliação do aprendizado. No mês de outubro serão capacitados ainda outros 25 médicos cooperados da UNIMED em Gurupi.