Identidade Visual

SIMBOLO DO COOPERATIVISMO

    O dicionário define símbolo como algo que representa e emite algum tipo de mensagem ao interlocutor. Dessa maneira, o cooperativismo também possui seus símbolos que expressam uma mensagem aos seus participantes. O emblema do movimento é conhecido mundialmente e expresso por dois pinheiros enlaçados por um círculo, para indicar a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso é marcado ainda pela trajetória ascendente dos pinheiros, que se projetam para o alto, no intuito de subir cada vez mais. Abaixo, são definidos os significados de todos os símbolos que compõem o emblema do cooperativismo:

 

 

LOGOMARCA SISTEMA OCB/TO 

Para baixar o arquivo em imagem (png) clique aqui.

Para baixar o arquivo em corel (cdr.) clique aqui.

LOGOMARCA SESCOOP/TO

Para baixar o arquivo em imagem (png) clique aqui.

Para baixar o arquivo em corel (cdr.) clique aqui.

LOGOMARCA OCB/TO

Para baixar o arquivo em imagem (png) clique aqui.

Para baixar o arquivo em corel (cdr.) clique aqui.

    Para aplicar as marcas Sistema OCB/TO, SESCOOP/TO ou OCB/TO em qualquer meio, SEMPRE será necessário entrar em contato conosco para obter prévia autorização através do e-mail capacitacao@ocbto.coop.br ou pelo telefone 63 3215-3291. Ressaltando que estas somente poderão ser utilizadas em ações institucionais nas quais uma ou mais casas venham a participar, realizar ou apoiar.

    Todo direito de propriedade intelectual sobre a logomarca pertence exclusivamente ao Sistema OCB/TO, sendo vedada a reprodução e imitação, total ou parcial, sem sua prévia concordância.

    A propriedade industrial no Brasil é regulamentada pela Lei n. 9.279/96, que estabelece os direitos e obrigações sobre o tema. Dentre outros direitos, a lei assegura ao titular de marca registrada, direitos de propriedade e de uso exclusivo. Assim, qualquer uso indevido e desautorizado das marcas do Sistema OCB constitui-se ato ilícito, passível de penalidades nos âmbitos civil e criminal.

 

MANUAL DA MARCA

          

          Manual do Sistema

          Manual do SESCOOP

          Manual da OCB

          Manual CNCOOP