Outubro Rosa & Novembro Azul: Cooperativismo na luta contra o câncer

/ /

Durante os meses de outubro e novembro o Sistema OCB/TO está promovendo a campanha “Outubro Rosa & Novembro Azul: cooperativismo na luta contra o câncer”. O objetivo da campanha é despertar os cooperados e colaboradores das cooperativas do Tocantins, e a sociedade em geral, para a importância de se realizar exames preventivos periodicamente.

O Outubro Rosa e o Novembro Azul fazem parte de um movimento internacional. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e o laço azul, a luta contra o câncer de próstata.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, com a ocorrência de cerca de 57,9 mil casos por ano. O câncer de próstata, por sua vez, é responsável por 68,2 mil casos, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

Durante a campanha as cooperativas farão a mobilização e conscientização de seus cooperados, colaboradores e núcleos. Ainda serão arrecadados itens alimentícios, de higiene e limpeza para serem destinados a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, que dá suporte para pacientes e seus familiares em tratamento em Palmas. Em contrapartida, os interessados em contribuir serão presenteados com uma linda camiseta.

Promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer, são algumas das formas que encontramos para cumprir com um dos princípios do cooperativismo: “o interesse pela comunidade” (7º princípio).

Cooperativas na campanha: UNIMED Palmas, UNIMED Gurupi, COOPERFRIGU, SICOOB CREDIPAR, COED, COOPEFA e XAMBIART.

Para participar procure um agente de desenvolvimento na sua cooperativa.