Cooperativas do TO passam a utilizar ferramenta nacional de gestão de desenvolvimento humano

/ /

Agentes de desenvolvimento das cooperativas do Tocantins (ADCs) participaram, nesta terça-feira (05), de um encontro promovido pelo Sistema OCB/TO, em Palmas.

O início da programação foi utilizado para alinhar e repassar normas de execução do Plano de Trabalho 2019 – pelo qual os ADCs são responsáveis, contemplando, inclusive, a divulgação, acompanhamento, e prestação de contas das ações. Na sequência, o analista de promoção social do SESCOOP Nacional, Guilherme Gonçalves, ministrou um treinamento para capacitar os presentes na utilização do Sistema GDH – que passa a ser obrigatória a partir deste ano.

A ferramenta, que é utilizada nacionalmente, tem por objetivo auxiliar no processo de acompanhamento, organização, consolidação e prestação de contas de todas as soluções (cursos, palestras, oficinas, etc) ofertadas pelo SESCOOP Tocantins nas cooperativas. Além disto, o GDH oferece subsídios para que as cooperativas e unidades estaduais tenham em mãos, de forma rápida, consistente e confiável, informações para a tomada de decisões estratégicas.

Segundo o analista Guilherme, “A finalidade do sistema é facilitar a gestão das soluções de desenvolvimento humano por parte da cooperativa nas áreas de formação e promoção social. Será possível fazer todo o acompanhamento de execução das ações, o cadastro de participantes nos eventos, consulta de instrutores, emissão de relatórios, dentre outras funcionalidades”.

Assim como esta capacitação, estão programados outros 3 encontros que serão realizados ao longo do ano e que compõem o Programa de Formação dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas – uma iniciativa do Sistema OCB/TO de estruturar a atuação dos ADCs e, ao mesmo tempo, estreitar ainda mais o relacionamento com as cooperativas.

ASCOM Sistema OCB/TO