Setembro Amarelo: Sistema OCB/TO realiza live sobre saúde mental durante a pandemia

/ /

Com o tema “Lidando com a pandemia”, o encontro virtual foi conduzido pela psicóloga e coach Lunna Dias

Em apoio ao mês de valorização da vida, o Setembro Amarelo, o Sistema OCB/TO em parceria com a Unimed de Palmas, realizou na última sexta-feira, 11, uma live para cooperados, dirigentes e colaboradores das cooperativas tocantinenses. Com o tema “Lidando com a pandemia”, o encontro virtual contou com a presença de cerca de 30 pessoas interessadas nas orientações sobre como manter a saúde mental neste período conturbado.

A instrutora, psicóloga e coach, Lunna Dias, conta que a saúde mental tem sido um dos maiores desafios, principalmente durante a pandemia. “Neste momento de pandemia, as pessoas me procuram muito em busca de psicólogos que possam atendê-los. Os principais pontos são falta de energia total, a pessoa está em vias de um processo depressivo e ataques de ansiedade, com dificuldades para dormir, muito preocupada e ansiosa”, comenta Lunna Dias.

Para evitar o desgaste da saúde mental e emocional, a instrutora orienta para a Psicologia Positiva, em que a realização de iniciativas simples pode fazer com que a pessoa se sinta melhor. “Se essas ações não resolverem é importantíssimo procurar a ajuda de um profissional, porque a pessoa não consegue sozinha e se ela não consegue só com o psicólogo, então precisa fazer um acompanhamento com medicamentos. Uma tristeza dura 15 dias no máximo, a pessoa que já está há meses sem ter energia, sem ter vontade, precisa procurar uma ajuda profissional”, finaliza.

Segundo a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José de Oliveira, que participou do evento, esse tipo de suporte é importante, pois demonstra a preocupação das cooperativas com o bem-estar das pessoas, principalmente das que estão em sua linha de frente. Queremos que todos estejam o melhor possível, sabendo que não estamos sós e que podemos ajudar uns aos outros”, explica a superintendente.

Ascom Sistema OCB/TO