Sistema OCB/TO realiza solenidade em comemoração aos 30 anos de atuação junto às cooperativas tocantinenses

/ /

Evento contou com a presença do secretário de agricultura familiar e cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke

Dirigentes, cooperados, colaboradores e instituições parceiras do Sistema OCB/TO celebraram na última sexta-feira, 06, em Palmas, os 30 anos da implantação do Sistema no Tocantins. O encontro contou com a participação de autoridades locais e nacionais, dentre elas, o secretário de agricultura familiar e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke e o Superintendente do Sistema OCB Nacional, Renato Nobile.

O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, que já atua há 9 anos frente a instituição, relata a transformação das cooperativas ao longo das três décadas de atuação do Sistema no estado. “A instalação do Sistema cooperativista foi um divisor de águas e permitiu que um braço forte da organização dessas empresas cooperativas pudesse ocupar um espaço com qualidade, competitividade, planejamento da estratégia e operação, ou seja, o Sistema OCB com a inserção do SESCOOP Tocantins permitiu que as cooperativas tocantinenses tivessem acesso a recursos para qualificação profissional, formação de mão de obra e capacitação dos dirigentes cooperativistas”, relembra.  

O Superintende do Sistema OCB Nacional, Renato Nobile, afirmou que “o Sistema OCB é fundamental e uma responsabilidade muito grande, mas nós temos essa atribuição de fazermos cada vez melhor e ajudar o desenvolvimento das cooperativas”, destaca.

Investimentos

Em sua participação, o secretário de agricultura e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, garantiu que haverá futuros investimentos no sistema cooperativo brasileiro. “Este sistema é primordial para toda essa recuperação econômica que o Brasil vai fazer, ele gera em torno de 260 bilhões de reais, isso já são em torno de 4% do PIB, são quase 400 mil funcionários, então é um setor importante e o Ministério da Agricultura vai apoiar todas as ações de desenvolvimento do sistema cooperativo, porque ele alavanca e gera poder de mercado para os pequenos e médios produtores rurais do Brasil”, garante.

Qualificação 

Durante a solenidade, os alunos do MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas, realizado nas cidades de Palmas e Gurupi, receberam o certificado de conclusão de curso. A gerente administrativa da Unimed de Araguaína, Valdirene Santos, uma das gestoras capacitadas, comenta os benefícios da qualificação profissional ofertada pelo SESCOOP/TO. “Essa turma veio para fortalecer o nosso conhecimento como gestores de cooperativas e trouxe interação entre os participantes. Creio que tanto eu quanto os meus colegas estamos colocando todo o aprendizado em prática em cada cooperativa. Graças ao apoio do SESCOOP finalizamos e isso agrega muito valor nas nossas atividades do dia a dia”, finaliza Valdirene.

Ascom Sistema OCB/TO

Sarah Pires e Kezia Noá