Só neste ano mais de 24 mil pessoas já receberam atendimento do Pronto Socorro da Unimed Palmas

/ /

Adequação em triagem e treinamentos ostensivos foram algumas das medidas adotadas pela cooperativa neste período de pandemia

Nesta quarta-feira, 05, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e embora esse serviço seja essencial para todos nós, anteriormente não víamos com grande frequência o que acontecia dentro de um hospital. No entanto, neste período de pandemia muito disso foi esclarecido e médicos, enfermeiros e técnicos passaram a mostrar o dia a dia do seu trabalho.

As cooperativas da saúde são um ramo forte no Estado do Tocantins, que tem se destacado ainda mais em um período de crise na saúde. Registrada no Sistema OCB/TO desde 1996, a Unimed em Palmas conta com três unidades, o Hospital Unimed Palmas (HUP), o Centro de Especialidades Médicas (CEME) e a Operadora de Planos de Saúde (OPS), somando mais de 500 colaboradores que sustentam esse sistema de saúde. Isso porque o serviço da cooperativa possui grande impacto na população, sendo que 83 mil pessoas receberam atendimento do Pronto Socorro do Hospital em 2019 e neste ano já foram realizados cerca de 24.600 atendimentos.

Mas não basta atender, o serviço deve ser seguro, por isso, colaboradores receberam treinamento ostensivo sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), as instalações foram adequadas para a triagem especial em função do covid-19 e foram desenvolvidos planos emergenciais de contingenciamento com várias fases, de acordo evolução e conforme o crescimento do número de casos.

Unimed Palmas

Fundada em 03 de abril de 1992 e filiada à Federação Centro Brasileira, a Unimed Palmas conta hoje com 35.355 beneficiários na Operadora de Planos de Saúde. A cooperativa é registrada no Sistema OCB/TO e faz parte do grupo de cooperativas que recebe cursos e qualificações acerca de atendimentos humanizados, princípios cooperativistas e outros, oferecidos pelo Sistema por meio do SESCOOP/TO.

Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, o cooperativismo é um dos melhores caminhos, sobretudo na crise. “Uma das vantagens de fazer parte do Sistema OCB/TO são as oportunidades que podemos oferecer para qualificar os serviços oferecidos, mas também auxiliamos com logística, economia e outros aspectos necessários para o crescimento da cooperativa. Estamos aqui para o que eles precisarem de nós e temos orgulho da confiança que recebemos deles”, afirma o presidente.

Por Sarah Tamioso

Com edições de Sarah Pires