Estudantes de Pedro Afonso fundam a segunda cooperativa escolar do Tocantins

/ /

Uma das principais referências do Tocantins quando o assunto é cooperativismo, o município de Pedro Afonso, na região centro-norte do estado, inova mais uma vez, ao receber a segunda cooperativa escolar do estado – a outra fica em Formoso do Araguaia.  

Com foco em incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes dentro da sociedade e criar um laboratório para disseminação do aprendizado sobre cooperativismo, a Cooperativa Escolar de Pedro Afonso (Coepa) foi fundada por 20 alunos da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) no dia 24 de outubro de 2019. A intenção é possibilitar acesso à vivência cooperativista e ao empreendedorismo, para que no futuro substituam a atual geração cooperativista.

Focando também nos valores essenciais para a formação de um cidadão atuante na sociedade, a Cooperativa Escolar de Pedro Afonso será administrada pelos próprios estudantes, que têm entre 11 e 15 anos.  Entre as ações e metas que serão desenvolvidas constam o zelo pelo patrimônio escolar, interesse pela comunidade, cuidado com a natureza, intercooperação com outras instituições, realização de trabalhos sociais, atividades voltadas aos associados e a expansão do cooperativismo.

Além de ser protagonista na criação de um espaço dedicado a crianças e adolescentes dentro do cooperativismo, a Cooperativa Escolar de Pedro Afonso também vem fortalecer a presença feminina nos espaços de construção social, tendo a primeira diretoria composta pelas alunas Geovana Bezerra Cristofari (presidente), Maria Júlia (vice-presidente), Marcelle Barcelos (secretária) e Maria Virgínia (tesoureira).

A diretora-presidente da Coed, Gleide Américo de Azevedo, afirmou que a criação da cooperativa é um sonho que se torna realidade. “Com a cooperativa escolar podemos trabalhar projetos diferenciados com nossos alunos. O primeiro passo é introduzir o dia a dia do cooperativismo. Além disso, iremos trabalhar o projeto de sustentabilidade, tanto na escola como na comunidade”, comemorou.

A Coepa seguirá o mesmo padrão das demais cooperativas de Pedro Afonso – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Sicredi União MS/TO e Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), só que com estatuto adaptado para a realidade de crianças e adolescentes.

A fundação da Cooperativa Escolar de Pedro Afonso (Coepa) também é incentivada pelo Sicredi Pedro Afonso, que vai desenvolver projeto de educação financeira, e pela  Coapa, que inicialmente disponibilizou apoio da agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos, profissional que auxiliou com informações necessárias sobre elaboração do estatuto da nova cooperativa e outros dados sobre cooperativismo.

Já o coordenador de projetos da Coed Renato Silva Souza atuará como professor orientador da Coepa. 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação