OCB/TO

Constituído em 01/09/1989, durante o 1º Seminário Tocantinense de Cooperativismo, realizado em Miracema do Tocantins, capital provisória do Estado, com sede em Paraíso do Tocantins. Em junho/94 a OCB/TO, transferiu sua sede para Palmas, e teve homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, seu processo como entidade sindical, e tem por objetivo: Prestar serviços de interesse das cooperativas registradas, além de exercer a coordenação, organização e a representação sindical desta categoria econômica no Tocantins.

A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Pela Lei 5.764/71, ainda em vigor, todas as cooperativas são obrigadas a se registrar na OCB do seu Estado, conforme artigo 108 da referida Lei.

Para sua manutenção, as cooperativas contribuem anualmente com as contribuições sindical e cooperativista (detalhada posteriormente) e mensalmente com a taxa de manutenção (detalhada posteriormente).

O Órgão soberano da OCB/TO é a Assembléia Geral que analisa e aprova o relatório das atividades e a prestação de contas, assim como avalia e aprova o plano de atividades para o ano seguinte, bem como os valores da Taxa de Manutenção.

Como sindicato engloba todas as atividades das cooperativas nas negociações que visam a aprimorar a relação capital/ trabalho em seus diferentes desdobramentos.

Missão

Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional.

Visão

Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

Valores

Ética, Transparência, Profissionalismo, Comprometimento, Solidariedade, Confiança, Cooperação e Responsabilidade Social.

Diretoria

PRESIDENTE

Ricardo Benedito Khouri – COAPA 

VICE-PRESIDENTE

Gilberto Alves Moraes – SICOOB CREDIPAR

CONSELHEIROS EFETIVOS

Luiz Carlos de Oliveira – UNIMED ARAGUAÍNA
Lucélia Ferreira Lisboa Oliveira – COOPEFA
Aelton Camargo de Oliveira – COOPERFRIGU
Dario Oliveira de Melo – SICREDI UNIÃO MS/TO
Antônio Ventura da Costa Neto – VALLECOOP

CONSELHEIRO FISCAL EFETIVO

Juliana Aparecida Soares Martins – COOPERSANTO
Silvan Celestino dos Santos – SICOOB CREDIPAR
Gleide Américo de Azevedo Maciel – COED

CONSELHEIRO FISCAL SUPLENTE 

Silvestre Caetano – COOPSGET
Alberto Mazzola – COAPA
Andrey de Souza Pereira – SICOOB CREDIPAR