SESCOOP/TO realiza treinamento sobre cooperativismo para aprendizes

/ /

Os jovens que integram a turma do Aprendiz Cooperativo participaram nos dias 17 e 19/10/2017, do curso de cooperativismo ministrado pelo SESCOOP/TO na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Esta capacitação faz parte do programa realizado juntamente com a parceria do CIEE, para atender as cooperativas de Palmas. O Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO, Diogo Couto, conduziu o curso e contou que “ o  programa abre caminhos no mercado de trabalho e ainda prepara os jovens  para atuar no cooperativismo”.

Atualmente, o SESCOOP/TO garante a formação de cerca de 13 aprendizes que atuam na cooperativa UNIMED Palmas, e a intenção é ampliar este número em 2018, assim como atrair mais cooperativas.

 
O Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido conforme a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), consiste na formação prática e teórica de jovens com o objetivo de promover a inserção dos mesmos no mercado de trabalho formal e capacitá-los quanto aos princípios, valores e história do cooperativismo.
 
Desde o ano 2000, toda empresa brasileira com pelo menos sete empregados é obrigada, por lei, a contratar jovens aprendizes. As vagas devem corresponder a um percentual que varia de 5% a 15% do número total de profissionais da empresa. Por também serem empresas, as cooperativas precisam se adequar à esta lei, abrindo postos de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. E uma boa maneira de fazer isso é aderindo ao programa Aprendiz Cooperativo.
 
As cooperativas interessadas em saber mais sobre o programa e formas de adesão podem entrar em contato com o SESCOOP/TO através do telefone 63 3215-3291.