Setembro Amarelo: Cooperativa realiza oficinas de conscientização em escolas de Formoso do Araguaia

/ /

A ação tem o objetivo de conscientizar e prevenir casos de suicídio e depressão

Neste mês de setembro, a Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), realiza no município oficinas com adolescentes de escolas estaduais e municipais com o objetivo de conscientizar e prevenir casos de depressão e suicídio, e também falar sobre a valorização da vida.

Tudo se inicia com uma roda de conversa. A Presidente da Cooperativa, Lucélia Lisboa, fala sobre as emoções, mitos e verdades sobre o assunto e assim busca detectar sinais como, cansaço, estresse e ansiedade, que podem indicar depressão. Além disso, os participantes também conhecem melhor o trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Ao final de cada encontro, os casos que necessitam de acompanhamento são direcionados à diretoria escolar que pode encaminhar para atendimento no CVV.

“Precisamos ajudar os jovens a encontrar caminhos de curas, pois estamos diante de uma epidemia séria! Não é drama ou brincadeira e sim uma doença das emoções e que atinge diversas classes sociais, não importa a crença ou condições financeiras! Há uma série de ações que devem ser feitas”, afirma Lucélia que é precursora da ação desde 2018 e que incentivou a iniciativa em outros no município.  

Atendimentos

Dentre as escolas já atendidas com a ação neste ano estão a Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, o Colégio Estadual Tiradentes, a Escola Municipal Dalci Barros Milhomem e a Escola Municipal Herminio Azevedo Soares. Na próxima terça-feira, 17, a ação será realizada na Escola Municipal Professor João Queiroz.

Em outubro, a equipe da COOPEFA, juntamente com o CVV, realizará um outro momento voltado para os casos identificados como de risco.

Além disso, uma ação está sendo formulada para as redes sociais, o @euqueroteouvir para prestar apoio às pessoas.

 

Imagens: Divulgação/COOPEFA

Ascom Sistema OCB/TO