Visando aperfeiçoamento da gestão, SESCOOP/TO inicia Projeto de Mapeamento de Processos

/ /

 

A Diretoria executiva e os colaboradores do SESCOOP/TO participaram, na tarde desta segunda-feira (11), da reunião inicial (kick off) do projeto estruturador de mapeamento de processos da instituição .

Com término previsto para outubro de 2020, o projeto contará com o apoio de uma consultoria especializada para sua realização e envolverá a execução de 6 etapas: capacitação dos colaboradores; mapeamento de todos os processos (situação atual); redesenho dos processos (situação futura), definição de indicadores e proposição de planos de melhoria; definição da cadeia de valor; estruturação de um projeto de metodologia e implantação; e período de suporte.

O SESCOOP/TO é responsável por um conjunto de iniciativas voltadas à formação profissional, promoção social e monitoramento/desenvolvimento das cooperativas. Tal diversidade de ações vem exigindo um esforço crescente na busca pelo aprimoramento dos métodos de gestão, de forma a proporcionar maior eficiência e eficácia na condução das atividades inerentes às suas atribuições.

Consequentemente, é necessário conhecer, ajustar e alinhar os processos organizacionais aos objetivos estratégicos, bem como calibrá-los para atender às metas e aos resultados esperados.

Percebe-se por tanto a necessidade da implantação do gerenciamento dos processos no âmbito da gestão do SESCOOP/TO, tanto por uma questão de estratégia, como por influência do ambiente regulatório – em vista das recomendações de órgãos de controle para que as instituições adotem processos racionalizados e otimizados com foco no ganho de eficiência.

A expectativa é que o trabalho a ser executado siga o direcionamento estratégico da organização, abordando o gerenciamento de processos organizacionais de forma holística e integrada, por meio de abordagem participativa, privilegiando sempre a transferência de conhecimentos e metodologias.

ASCOM/Sistema OCB Tocantins